Língua e Prática Textual

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2020/2021

Código: LGP10005
Sigla: LPT
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Cristina Crespo Pires Sequeira
Corpo docente: Ana Maria Mendonça Santos de Paiva Boléo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Mobilizar estratégias de adequação enunciativa.
• Adquirir ferramentas de responsabilização enunciativa.
• Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação.
• Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados, respeitando as suas propriedades configuradoras.

Conteúdos programáticos

1. Usos orais e escritos da língua
a. Adequação dos discursos a contextos diversificados

2. Literacia da informação
a. Princípios éticos em contexto académico
b. Estratégias de pesquisa, seleção, tratamento e divulgação da informação
c. Normas para a elaboração de trabalhos académicos

3. Produção de textos orais e escritos
a. Géneros textuais para expor e para argumentar
i. Resumo
ii. Exposição Oral
iii. Artigo de Opinião


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem, relativamente à compreensão e produção de textos. Uma vez que a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes géneros de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.

Metodologias de ensino

• Aulas de natureza expositiva.
• Práticas de leitura e análise de textos modelares.
• Planificação, produção, revisão e edição de textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas são o ponto de partida para o desenvolvimento de competências de análise e de síntese, promotoras do seu sucesso académico e profissional.

Metodologia e provas de avaliação

• Participação nas aulas e realização das atividades propostas (10%)
• Resumo (a pares) – 30%
• Exposição oral (em grupo) – 30%
• Artigo de opinião (individual) – 30%

Regime de assiduidade

Presencial. Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas, sendo que os estudantes trabalhadores devem informar a/o docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.

Bibliografia

Adragão, J.V. (1998).Língua Portuguesa ¬ Gramática de Uso. Setúbal: ESE¬IPS.
Aguiar e Silva, V. & Costa, J. (2008).Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. Cardeira, E. (2006).História do Português. Lisboa:Caminho.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:Sá da Costa. Duarte, I.(2000).Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: U.Aberta.
Faria, I.H. & outros (org.) (1996).Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=vop&page=info

Observações

Devido ao surto de COVID-19, passaram a ser aplicadas atividades de Ensino a Distância (EaD) através do uso das plataformas Moodle e Zoom.

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